Muito Prazer: fale o português do Brasil – Nova edição

Curso: Português para Estrangeiros

Disciplina: Língua portuguesa I (livro 1)

Conteúdo programático:

GRAMÁTICA: artigo definido; pronomes pessoais; pronome adjetivo possessivo; pronomes possessivos; pronomes adjetivos demonstrativos; pronomes interrogativos e advérbios interrogativos; verbos no presente do indicativo: ser; precisar; ligar; morar; ter (ter, ter que/de, ter = existir); estar (estar, estar + adjetivo, estar  com + substantivo, estar + com vontade de + verbo, estar + verbo – “r” + NDO); querer, achar; estudar; trabalhar; ir; poder; saber; conhecer (contraste saber e conhecer); vir; preferir; verbos no futuro e futuro com o verbo ir + verbo; conjunção mas, nem… nem; enquanto; locuções adverbiais de tempo (antes de, depois de, de manhã, de tarde (= à tarde) e de noite (= à noite), às segundas, às terças etc.); preposição: de (+ advérbios de lugar, com o verbo gostar), em (com o verbo morar e em + artigo), para (para + artigo + lugar). 

VOCABULÁRIO: expressões de sobrevivência (em sala de aula); alfabeto; nacionalidades, profissões; expressões e inversão, números (de 1 a 1003); relacionamentos (família); documentos oficiais e extraoficiais; moeda corrente no Brasil; tipos de restaurante; menu; comidas e bebidas; adjetivos; dias da semana e meses do ano; entretenimentos; meios de transporte e verbos de locomoção. 

ORALIDADE: comentários sobre experiências e relatos, com enfoque nos tópicos tratados, como: cumprimentos; despedidas; apresentações; respostas a respeito de pessoas; números de telefone, idade, horas; rotina. 

COMPREENSÃO ORAL: exercícios com áudio para identificação de tópicos principais, de detalhes e de informações específicas. 

LEITURA: compreensão de textos adaptados e autênticos sobre os tópicos desenvolvidos em cada unidade, por exemplo: mensagens instantâneas, recados; rotina; cafeteria; terminal rodoviário tietê; árvore genealógica; a locomoção na cidade de São Paulo; o que fazer no seu bairro; parques de São Paulo; características pessoais. 

ESCRITA: produção de linguagem escrita com enfoque em revisão textual, abordando os tópicos estudados. 

Cronograma (em aulas de 1h30) :

Unidade

Número da aula 

Lição 

Conteúdo 

Sugestão de atividade extra 

Categoria (CEFR) e competências 

Antes de começarmos 1

1

A

1

Uso de flashcards para praticar as expressões de uso em sala de aula.  

A1 
O aluno aprenderá o uso de frases de rotina da sala de aula. 

1

1

A

Lição A: diálogo até ampliação do vocabulário (Lição A: O alfabeto). 

Uso de flashcards para praticar o alfabeto.  

A1 
O aluno aprenderá a cumprimentar, apresentar-se e soletrar. 

1

2

A

Ampliação do vocabulário (repetir para fixação e fazer o exercício A) até exercício B da Lição B: Cumprimente as pessoas da sua classe. 

Uso de flashcards para praticar mais expressões de cumprimentos. 

A1 
O aluno aprenderá a usar outras expressões de cumprimentos, 

1

3

B

Revisão do que foi visto na última aula; Lição B: Diálogos até Lição B: Construção do conteúdo. 

Uso de flashcards para praticar nacionalidades. 

A1 
O aluno aprenderá a cumprimentar, apresentar-se e falar sobre o seu pai e sua mãe usando vocabulário referente à nacionalidade. 

1

4

B

Revisão dos pontos que apresentaram mais dificuldade para os alunos na última aula; Exercício C (lição B) até Exercício B da Lição C: Despeça-se das pessoas da sua sala. 

Uso de flashcards para praticar nacionalidades e profissão. 

A1 
O aluno aprenderá vocabulário referente à nacionalidade e profissão 

1

5


A, B e C 

Lição C: Diálogo até Lições A, B e C: Aplicação oral do conteúdo. 

Uso de flashcards para praticar nacionalidade e profissão. 

A1 
O aluno aprenderá a se despedir e a usar mais vocabulário referente à nacionalidade profissão. 

1

6

Revisão oralmente de cumprimentos e despedidas; leitura até consolidação lexical. 

Uso de flashcards para praticar o vocabulário aprendido na unidade 1. 

A1 
O aluno será capaz de usar expressões do dia a dia para cumprimentar, se apresentar, se despedir e formular frases curtas sobre pessoas referindo-se às suas nacionalidades e profissões, 

2

7

A

Lição A: panorama até ampliação do vocabulário. 

Uso de flashcards para falar de uma terceira pessoa e apresentá-la. 

A1 
O aluno aprenderá os pronomes demonstrativos para falar de uma terceira pessoa e apresentá-la. 

2

8

B

Lição B: panorama até ampliação do vocabulário. 

Uso de flashcards para praticar números de 0 a 10. 

A1 
O aluno aprenderá os números de 0 a 10 para dar o número de seu telefone e perguntar o número do telefone dos colegas; também, aprenderá a perguntar o e-mail.   

2

9

C

Lição C: panorama até ampliação do vocabulário. 

Uso de flashcards para praticar vocabulário referente a membros da família e pessoas do meio familiar. 

A1 
O aluno aprenderá a falar de membros da família, dando informações sobre onde moram e o que fazem; também aprenderá o pronome demonstrativo invariável para perguntar e descrever objetos. 

2

10

A, B e C 

Lições A, B e C: compreensão auditiva até consolidação lexical. 

Uso de flashcards para praticar o vocabulário aprendido na unidade 2. 

A1 
O aluno será capaz de usar expressões do dia a dia para falar de pessoas e apresentá-las; dar e pedir número do telefone e endereço de e-mail, e  ler, entender e escrever recados simples, 

3

11

A

Lição A: panorama até ampliação do vocabulário. 

Uso de flashcards para praticar números de 11 a 50. 

A1 
O aluno aprenderá a falar um pouco mais sobre pessoas, informando idade, além de dar informações sobre nome, profissão, nacionalidade e onde mora,  

3

12

B

Lição B: panorama até ampliação do vocabulário. 

Uso de flashcards para praticar números de 60 a 1003. 

A1 
O aluno aprenderá a dar informações sobre si (nome e sobrenome, data de nascimento, telefone, e-mail, endereço e número do documento), 

3

13

C

Lição C: panorama até ampliação do vocabulário. 

Uso do mapa do Brasil para explorar os diferentes fusos no território brasileiro, seus estados e capitais. 

A1 
O aluno aprenderá a pedir coisas (verbo querer) e a falar as horas, a fim de falar sobre sua rotina e alguns horários de suas atividades. 

3

14

A, B e C 

Lições A, B e C: compreensão auditiva até consolidação lexical. 

Uso de flashcards para revisar os números aprendidos e o mapa mundi para falar sobre fuso horário. 

A1 
O aluno será capaz de dar informações mais completas sobre si (nome, sobrenome, telefone, endereço de e-mail, data de nascimento, número de documentos, endereço), falar sobre o que quer e sobre sua rotina e horário de suas atividades principais. 


Lições 1, 2 e 3 

15

Pronúncia do Português – parte 1 
Revisão 1 

Pronúncia do Português – parte 1 
Revisão 1

A1 
O aluno será capaz de compreender e usar expressões do dia a dia, além de enunciados simples, a fim de comunicar suas necessidades básicas a outros. Poderá cumprimentar, despedir-se, apresentar-se e apresentar outros, assim como fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais. Será capaz de comunicar-se de maneira simples e entender o interlocutor, desde que esse coopere, usando vocabulário do dia a dia e falando de forma mais lenta que o usual. 

4

16

A

Lição A: panorama até ampliação do vocabulário. 

Uso de um livro sobre conjugação de verbos em português ou de algum site on-line. 

A2 
O aluno aprenderá a reconhecer a moeda corrente brasileira, o real, e a falar sobre o futuro. 

4

17

B

Lição B: panorama até ampliação do vocabulário. 

Uso da internet para verificar os diferentes tipos de menu de comida brasileira on-line. 

A2 
O aluno aprenderá a pedir comida em diferentes tipos de restaurante. 

4

18

C

Lição C: panorama até ampliação do vocabulário. 

Uso da internet para verificar os diferentes tipos de sobremesa mais comuns no Brasil. 

A2 
O aluno aprenderá a falar sobre comidas e bebidas. 

4

19

A, B e C 

Lições A, B e C: compreensão auditiva até consolidação lexical. 

Uso da internet para ver diferentes moedas correntes de alguns países. 

A2 
O aluno será capaz de se comunicar em situações do dia a dia, como no táxi ou no restaurante. 

5

19

A

Lição A: panorama até ampliação do vocabulário. 

Usar flashcards cujas imagens representem estados físicos (pessoas e lugares). 

A2 
O aluno aprenderá a dar sua opinião de forma simples (achar que sim ou achar que não), falar sobre o que quer e como está se sentindo, e descrever de forma simples como as coisas ao seu redor estão (estar + adjetivo). 

5

20

B

Lição B: panorama até ampliação do vocabulário. 

Usar flashcards para praticar os dias da semana e os meses do ano. 

A2 
O aluno aprenderá a falar sobre sua rotina e perguntar sobre a rotina dos colegas. 

5

21

C

Lição C: panorama até ampliação do vocabulário. 

Usar flascards para praticar pronomes interrogativos e advérbios interrogativos. 

A2 
O aluno aprenderá a fazer mais perguntas sobre pessoas e lugares e a respondê-las. 

5

22

A, B e C 

Lições A, B e C: compreensão auditiva até consolidação lexical. 

A2 
O aluno será capaz de dar sua opinião sobre algo, falar sobre o que quer e como está se sentindo, além de descrever lugares e sua rotina de forma simples. 

Lições 4 e 5 

23

Pronúncia do português – parte 2 
Revisão 2 

Pronúncia do português – parte 2  
Revisão 2 

A2 
O aluno será capaz de compreender frases e expressões frequentes de áreas de necessidade, como, por exemplo, pegar um táxi ou ir a um restaurante, também poderá dar opinião simples sobre assuntos familiares e descrever como ele está se sentindo e como estão os lugares onde ele está. 

6

24

A

Lição A: panorama até ampliação do vocabulário. 

Usar a internet para ver tipos de entretenimento. 

A2 
O aluno aprenderá a fazer convites para o fim de semana. 

6

25

B

Lição B: panorama até ampliação do vocabulário. 

Usar flashcards para apresentar a família natural e a ampliada. 
Usar a internet para ver outros tipos de família. 

A2 
O aluno aprenderá a falar sobre membros da família ampliada, além de falar sobre coisas de que goste. 

6

26

C

Lição C: panorama até ampliação do vocabulário. 

Usar falshcards para praticar meios de transporte. 

A2 
O aluno aprenderá a falar sobre o que está ocorrendo no momento da fala, como ao descrever uma cena no parque e sobre meios de transporte. 

6

27

A, B e C 

Lições A, B e C: compreensão auditiva até consolidação lexical. 

A2 
O aluno será capaz de fazer convites para o fim de semana, de falar sobre o que gosta e de descrever cenas do que está acontecendo no momento da fala, também será capaz de usar diferentes verbos para diversos tipos de meios de transporte. Ele saberá entrevistar um colega para obter informações sobre membros da família ampliada. 

7

28

A

Lição A: panorama até ampliação do vocabulário. 

A2 
O aluno aprenderá a fazer a distinção entre os verbos ser e estar. 

7

29

B

Lição B: panorama até ampliação do vocabulário. 

Usar flashcards para apresentar locais em um bairro ou cidade. 
Usar a internet para ver as direções dadas pelo Google Maps para locais escolhidos pelos alunos. 

A2 
O aluno aprenderá a pedir e dar informações sobre como chegar a determinado lugar. 

7

30

C

Lição C: panorama até ampliação do vocabulário. 

Usar flashcards para praticar vocabulário referente a atividades diversas. 

A2 
O aluno aprenderá a falar sobre o que há em seu bairro e sobre o que fazer lá, além de aprender a fazer a distinção entre os verbos saber e conhecer e de falar sobre suas preferências. 

7

31

A, B e  C 

Lições A, B e C: compreensão auditiva até consolidação lexical. 

A2 
O aluno será capaz de fazer a distinção entre os verbos ser e estar e saber e conhecer, também será capaz de falar sobre seus gostos e preferências de modo simples, dar e pedir informações sobre lugares e falar sobre o bairro. 
 

7

32

Metodologia de aula e avaliação: 

As aulas são de caráter predominantemente prático. No âmbito dessa abordagem, são desenvolvidas aulas expositivas, trabalhos em grupos, seminários, pesquisas temáticas e debates, além do emprego ocasional de recursos extras, como flashcards e a internet. Faz-se também, individualmente ou em grupo, a leitura dos textos sugeridos no término de cada unidade, assim como o exercício intitulado redação, visando ao desenvolvimento das habilidades específicas da disciplina.  

Bibliografia básica 

BAGNO, Marcos. Gramática Pedagógica do Português Brasileiro. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2020. 

CUNHA, Celso. e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon, 2014 .

Bibliografia complementar 

BENEDETTI, Ivone Castilho. A arte de conjugar os verbos em português. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2004. 

RYAN, Maria Aparecida. Conjugação dos Verbos em Português. São Paulo: Ática, 1995. 

Número total de horas: 48 (plano desenvolvido para duração de 1h30 de aula. Número aproximado de horas para alunos com língua de interface: línguas latinas, como espanhol, italiano, francês. Este total pode variar de 48 a 60 horas).