GRAMÁTICA: artigo definido; pronomes pessoais; pronome adjetivo possessivo; pronomes possessivos; pronomes adjetivos demonstrativos; pronomes interrogativos e advérbios interrogativos; verbos no presente do indicativo: ser; precisar; ligar; morar; ter (ter, ter que/de, ter = existir); estar (estar, estar + adjetivo, estar com + substantivo, estar + com vontade de + verbo, estar + verbo – “r” + NDO); querer, achar; estudar; trabalhar; ir; poder; saber; conhecer (contraste saber e conhecer); vir; preferir; verbos no futuro e futuro com o verbo ir + verbo; conjunção mas, nem… nem; enquanto; locuções adverbiais de tempo (antes de, depois de, de manhã, de tarde (= à tarde) e de noite (= à noite), às segundas, às terças etc.); preposição: de (+ advérbios de lugar, com o verbo gostar), em (com o verbo morar e em + artigo), para (para + artigo + lugar).
VOCABULÁRIO: expressões de sobrevivência (em sala de aula); alfabeto; nacionalidades, profissões; expressões e inversão, números (de 1 a 1003); relacionamentos (família); documentos oficiais e extraoficiais; moeda corrente no Brasil; tipos de restaurante; menu; comidas e bebidas; adjetivos; dias da semana e meses do ano; entretenimentos; meios de transporte e verbos de locomoção.
ORALIDADE: comentários sobre experiências e relatos, com enfoque nos tópicos tratados, como: cumprimentos; despedidas; apresentações; respostas a respeito de pessoas; números de telefone, idade, horas; rotina.
COMPREENSÃO ORAL: exercícios com áudio para identificação de tópicos principais, de detalhes e de informações específicas.
LEITURA: compreensão de textos adaptados e autênticos sobre os tópicos desenvolvidos em cada unidade, por exemplo: mensagens instantâneas, recados; rotina; cafeteria; terminal rodoviário tietê; árvore genealógica; a locomoção na cidade de São Paulo; o que fazer no seu bairro; parques de São Paulo; características pessoais.
ESCRITA: produção de linguagem escrita com enfoque em revisão textual, abordando os tópicos estudados.
Cronograma (em aulas de 1h30) :
Unidade | Número da aula | Lição | Conteúdo | Sugestão de atividade extra | Categoria (CEFR) e competências |
Antes de começarmos 1 | 1 | A | 1 | Uso de flashcards para praticar as expressões de uso em sala de aula. | A1 |
1 | 1 | A | Lição A: diálogo até ampliação do vocabulário (Lição A: O alfabeto). | Uso de flashcards para praticar o alfabeto. | A1 |
1 | 2 | A | Ampliação do vocabulário (repetir para fixação e fazer o exercício A) até exercício B da Lição B: Cumprimente as pessoas da sua classe. | Uso de flashcards para praticar mais expressões de cumprimentos. | A1 |
1 | 3 | B | Revisão do que foi visto na última aula; Lição B: Diálogos até Lição B: Construção do conteúdo. | Uso de flashcards para praticar nacionalidades. | A1 |
1 | 4 | B | Revisão dos pontos que apresentaram mais dificuldade para os alunos na última aula; Exercício C (lição B) até Exercício B da Lição C: Despeça-se das pessoas da sua sala. | Uso de flashcards para praticar nacionalidades e profissão. | A1 |
1 | 5 | C | Lição C: Diálogo até Lições A, B e C: Aplicação oral do conteúdo. | Uso de flashcards para praticar nacionalidade e profissão. | A1 |
1 | 6 | Revisão oralmente de cumprimentos e despedidas; leitura até consolidação lexical. | Uso de flashcards para praticar o vocabulário aprendido na unidade 1. | A1 | |
2 | 7 | A | Lição A: panorama até ampliação do vocabulário. | Uso de flashcards para falar de uma terceira pessoa e apresentá-la. | A1 |
2 | 8 | B | Lição B: panorama até ampliação do vocabulário. | Uso de flashcards para praticar números de 0 a 10. | A1 |
2 | 9 | C | Lição C: panorama até ampliação do vocabulário. | Uso de flashcards para praticar vocabulário referente a membros da família e pessoas do meio familiar. | A1 |
2 | 10 | A, B e C | Lições A, B e C: compreensão auditiva até consolidação lexical. | Uso de flashcards para praticar o vocabulário aprendido na unidade 2. | A1 |
3 | 11 | A | Lição A: panorama até ampliação do vocabulário. | Uso de flashcards para praticar números de 11 a 50. | A1 |
3 | 12 | B | Lição B: panorama até ampliação do vocabulário. | Uso de flashcards para praticar números de 60 a 1003. | A1 |
3 | 13 | C | Lição C: panorama até ampliação do vocabulário. | Uso do mapa do Brasil para explorar os diferentes fusos no território brasileiro, seus estados e capitais. | A1 |
3 | 14 | A, B e C | Lições A, B e C: compreensão auditiva até consolidação lexical. | Uso de flashcards para revisar os números aprendidos e o mapa mundi para falar sobre fuso horário. | A1 |
3 | 15 | Pronúncia do Português – parte 1 | Pronúncia do Português – parte 1 | A1 | |
4 | 16 | A | Lição A: panorama até ampliação do vocabulário. | Uso de um livro sobre conjugação de verbos em português ou de algum site on-line. | A2 |
4 | 17 | B | Lição B: panorama até ampliação do vocabulário. | Uso da internet para verificar os diferentes tipos de menu de comida brasileira on-line. | A2 |
4 | 18 | C | Lição C: panorama até ampliação do vocabulário. | Uso da internet para verificar os diferentes tipos de sobremesa mais comuns no Brasil. | A2 |
4 | 19 | A, B e C | Lições A, B e C: compreensão auditiva até consolidação lexical. | Uso da internet para ver diferentes moedas correntes de alguns países. | A2 |
5 | 19 | A | Lição A: panorama até ampliação do vocabulário. | Usar flashcards cujas imagens representem estados físicos (pessoas e lugares). | A2 |
5 | 20 | B | Lição B: panorama até ampliação do vocabulário. | Usar flashcards para praticar os dias da semana e os meses do ano. | A2 |
5 | 21 | C | Lição C: panorama até ampliação do vocabulário. | Usar flascards para praticar pronomes interrogativos e advérbios interrogativos. | A2 |
5 | 22 | A, B e C | Lições A, B e C: compreensão auditiva até consolidação lexical. | A2 | |
Lições 4 e 5 | 23 | Pronúncia do português – parte 2 | Pronúncia do português – parte 2 | A2 | |
6 | 24 | A | Lição A: panorama até ampliação do vocabulário. | Usar a internet para ver tipos de entretenimento. | A2 |
6 | 25 | B | Lição B: panorama até ampliação do vocabulário. | Usar flashcards para apresentar a família natural e a ampliada. | A2 |
6 | 26 | C | Lição C: panorama até ampliação do vocabulário. | Usar falshcards para praticar meios de transporte. | A2 |
6 | 27 | A, B e C | Lições A, B e C: compreensão auditiva até consolidação lexical. | A2 | |
7 | 28 | A | Lição A: panorama até ampliação do vocabulário. | A2 | |
7 | 29 | B | Lição B: panorama até ampliação do vocabulário. | Usar flashcards para apresentar locais em um bairro ou cidade. | A2 |
7 | 30 | C | Lição C: panorama até ampliação do vocabulário. | Usar flashcards para praticar vocabulário referente a atividades diversas. | A2 |
7 | 31 | A, B e C | Lições A, B e C: compreensão auditiva até consolidação lexical. | A2 |
Metodologia de aula e avaliação:
As aulas são de caráter predominantemente prático. No âmbito dessa abordagem, são desenvolvidas aulas expositivas, trabalhos em grupos, seminários, pesquisas temáticas e debates, além do emprego ocasional de recursos extras, como flashcards e a internet. Faz-se também, individualmente ou em grupo, a leitura dos textos sugeridos no término de cada unidade, assim como o exercício intitulado redação, visando ao desenvolvimento das habilidades específicas da disciplina.
Bibliografia básica
BAGNO, Marcos. Gramática Pedagógica do Português Brasileiro. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2020.
CUNHA, Celso. e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon, 2014 .
Bibliografia complementar
BENEDETTI, Ivone Castilho. A arte de conjugar os verbos em português. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2004.
RYAN, Maria Aparecida. Conjugação dos Verbos em Português. São Paulo: Ática, 1995.
Número total de horas: 48 (plano desenvolvido para duração de 1h30 de aula. Número aproximado de horas para alunos com língua de interface: línguas latinas, como espanhol, italiano, francês. Este total pode variar de 48 a 60 horas).