Muito Prazer: fale o português do Brasil – Nova edição

Curso: Português para Estrangeiros

Disciplina: Língua portuguesa I (livro 2)

Conteúdo programático:

GRAMÁTICA: tempos verbais: futuro do pretérito, imperfeito do indicativo, pretérito perfeito do indicativo, mais-que-perfeito composto, pretérito perfeito composto, contraste entre pretérito perfeito e imperfeito; modo: imperativo; regência verbal; verbo andar (como auxiliar), verbo ficar (localização), verbo ser (+ sujeito + complemento), verbo fazer (tempo); particípio passado de alguns verbos na função de adjetivo; grau do adjetivo (comparativo e superlativo); graus do substantivo (diminutivo e aumentativo) pronomes indefinidos e pessoais do caso reto e oblíquo; advérbio de frequência e intensidade; conjunção coordenada e conclusiva; derivação (prefixo e sufixos); preposições e locuções prepositivas.

VOCABULÁRIO: tipo de imóveis, mobila, partes da casa; descrição física, descrição de personalidade, descrição de condição física e emocional, estado emocional e sentimentos; o corpo humano; tipos de tratamento médico, alguns sintomas; cores, vestuário; comidas típicas, tipos de comida, tipos de restaurante; costumes brasileiros; convites; objetos do passado e atuais.

ORALIDADE: comentários sobre experiências e relatos, com enfoque nos tópicos tratados, como: escolha de imóvel para comprar; descrição do bairro e o que fazer lá; descrição da casa e dos objetos na casa; sintomas e como se sente emocionalmente, como as pessoas são ou estão; festas típicas e história e lendas; tipos de comida, de restaurante e costumes; planos de viagem; comunicação ao telefone (recados pessoais e comerciais).

COMPREENSÃO ORAL: exercícios com áudio para identificação de tópicos principais, de detalhes e de informações específicas.

LEITURA: compreensão de textos adaptados e autênticos sobre os tópicos desenvolvidos em cada unidade, por exemplo: classificados; cores; plantas que curam (fitoterapia); festas juninas; costumes brasileiros; filmes; WhatsApp paixão nacional;

ESCRITA: produção de linguagem escrita com enfoque em revisão textual, abordando os tópicos estudados.

Cronograma (em aulas de 1h30) :

Unidade

Número da aula 

Lição 

Conteúdo 

Sugestão de atividade extra 

Categoria (CEFR) e competências 

1

1


A

Lição A: panorama até construção do conteúdo A.

Uso da internet para mostrar tipos de plantas de casas em diferentes países. Os próprios alunos podem procurar as plantas e mostrar como são os tipos de casa em seus países.

A2

O aluno aprenderá a falar sobre diferentes tipos de imóveis, onde mora, como é sua casa de forma simples.

1

2

A

Lição A: construção do conteúdo B e C.

Revisão do presente do indicativo e o contraste com o futuro do pretérito.

A2

O aluno aprenderá a usar o verbo ficar para localizar lugares, a expressar desejos com tom polido e a usar o imperativo para expressar convite.

1

3

A

Lição A: ampliação do vocabulário até exercício B.

Revisar tópicos propostos na gramática oralmente, além do vocabulário visto até o momento.

A2

O aluno aprenderá a perguntar sobre localização e dar a localização de certos lugares.

1

4

B

Lição B: panorama até gramática.

Uso de internet para identificar o que fazer em várias cidades.

A2

O aluno aprenderá a fazer sobre o que fazer no seu bairro/ na sua cidade.

1

5

B

Lição B: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário

Uso de flashcards/ internet para praticar tipos de imóveis.

A2

O aluno aprenderá a descrever tipos de imóveis e a sua casa.

1

6

C

Lição C: panorama até gramática

Uso de flashcards/ internet para praticar tipo de mobília.

A2

O aluno aprenderá a descrever o que tem em sua casa e a fazer comparações.

1

6

Lição C: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário: exercício B.

Uso de flashcards/ internet para praticar o vocabulário aprendido na unidade 1.

A2

O aluno será capaz de falar sobre imóveis, de descrever a própria casa e o bairro, de fazer comparações, de expressar desejos em tom polido e de perguntar sobre localizações e de dar informações sobre localizações.

1

7

A, B e C

Lições A, B e C até consolidação lexical.

Reservar alguns minutos da aula para a revisão do vocabulário a fim de preparar o aluno para a redação.

A2

O aluno consolidará o vocabulário aprendido e será capaz de fazer descrições de lugares.

2

8

A

Lição A: panorama até construção do conteúdo A.

Uso de flashcards/internet com pessoas famosas para descrição física.

A2

O aluno aprenderá a fazer descrição física de pessoas no presente (como a pessoa é) e no imperfeito (como a pessoa era).

2

9

A

Lição A: construção do conteúdo B até ampliação do vocabulário, exercício C.

Revisar tópicos propostos na gramática oralmente, além do vocabulário visto até o momento.

A2

O aluno aprenderá a descrever pessoas e a falar como elas são e eram.

2

10

B

Lição B: panorama até gramática.

Uso de internet para falar sobre pessoas no presente e no imperfeito.

A2

O aluno aprenderá a falar sobre lembranças de pessoas.

2

11

B

Lição B: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário

Uso de flashcards/ internet para praticar tipos de vestimenta.

A2

O aluno aprenderá a descrever tipos de vestimenta.

2

12

C

Lição C: panorama até gramática

Uso de fotos dos próprios alunos para falar de pessoas no passado.

A2

O aluno aprenderá a descrever personalidade.

2

13

Lição C: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário: exercício C.

Uso de fotos/internet para praticar o vocabulário aprendido na unidade 2.

A2

O aluno será capaz de descrever pessoas fisicamente de falar sobre suas personalidades tanto como as pessoas são hoje e como eram no passado, além de falar sobre vestimentas.

2

14

A, B e C

Lições A, B e C até consolidação lexical.

Escolher fotos de pessoas famosas para serem descritas (aparência física, personalidade e vestimentas).

A2

O aluno consolidará o vocabulário aprendido e será capaz de fazer descrições de pessoas.

3

15

A

Lição A: panorama até construção do conteúdo A.

Uso de internet para mostrar o sistema de saúde em cada país (país de origem dos alunos).

B1

O aluno aprenderá a falar sobre saúde e remédios.

13

16

A

Lição A: construção do conteúdo B até ampliação do vocabulário, exercício B.

Revisar tópicos propostos na gramática oralmente, além do vocabulário apresentado até o momento.

B1

O aluno aprenderá a descrever o que está sentindo fisicamente e a citar alguns tipos de doenças.

3

17

B

Lição B: panorama até gramática.

Discussão sobre diferentes tipos de tratamento médico no país de cada aluno.

B1

O aluno aprenderá a falar sobre tipos de tratamento médico.

3

18

B

Lição B: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário

Discussão sobre os principais sintomas que os alunos têm quando estão doentes.

B1

O aluno aprenderá a descrever sintomas físicos.

3

19

C

Lição C: panorama até gramática

Aprofundamento da diferença entre ficar, estar e ter algum sintoma (como apresentado na gramática).

B1

O aluno aprenderá a descrever sintomas físicos, fazendo uma distinção entre o que eles costumam ter, como estão e como ficam.

3

20

Lição C: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário: exercício B.

Imagens para praticar estados emocionais e sentimentos.

B1

O aluno será capaz de descrever seu estado físico, emocional e falar sobre seus sentimentos,

3

21

A, B e C

Lições A, B e C até consolidação lexical.

Discussão sobre plantas medicinais.

B1

O aluno consolidará o vocabulário aprendido e será capaz de fazer descrições de sintomas, emoções e sentimentos.

1 a 3

22

Pronúncia do português

Unidades 1 a 3

Fazer os exercícios propostos oralmente em sala.

B1

O aluno terá a oportunidade de rever pontos de pronúncia mais desafiadores.

1 a 3

23

Revisão das unidades 1 a 3

Unidades 1 a 3

Fazer os exercícios propostos em grupo ou individualmente para relembrar o que foi aprendido.

B1

O aluno terá a oportunidade de rever aspectos gramaticais e lexicais aprendidos nas três unidades vistas.

4

24

A

Lição A: panorama até construção do conteúdo A.

Discutir algum fato história do país de cada aluno.

B1

O aluno aprenderá a falar sobre alguns fatos históricos ocorridos em seu país.

4

25

A

Lição A: construção do conteúdo B até ampliação do vocabulário, exercício B.

Revisar tópicos propostos na gramática oralmente, além do vocabulário apresentado até o momento.

B1

O aluno aprenderá a falar sobre fatos históricos e a narrar alguns eventos no pretérito perfeito.

4

26

B

Lição B: panorama até gramática.

Discussão sobre diferentes tipos de festas comemoradas no país de cada aluno.

B1

O aluno aprenderá a falar sobre festas típicas.

4

27

B

Lição B: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário

Discussão sobre o que os alunos faziam antigamente.

B1

O aluno aprenderá a falar sobre a infância.

4

28

C

Lição C: panorama até gramática

Aprofundamento da diferença entre o pretérito perfeito e o imperfeito.

B1

O aluno aprenderá a falar sobre o que fez o passado e a descrever ações pontuais no passado.

4

29

Lição C: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário: exercício B.

Descobrir mais a respeito dos livros sugeridos na leitura.

B1

O aluno será capaz de dar opinião sobre suas leituras.

a

30

A, B e C

Lições A, B e C até consolidação lexical.

Discussão sobre festas típicas.

B1

O aluno consolidará o vocabulário aprendido e será capaz de o passado, usando tanto o imperfeito quanto o perfeito.

5

31

A

Lição A: panorama até construção do conteúdo A.

Uso de internet para mostrar tipos de comida de cada país (país de origem dos alunos).

B1

O aluno aprenderá a falar sobre tipos de comida.

5

30

A

Lição A: construção do conteúdo B até ampliação do vocabulário, exercício C.

Revisar tópicos propostos na gramática oralmente, além do vocabulário apresentado até o momento.

B1

O aluno aprenderá a falar sobre tipos de comida, de bebidas e de restaurantes.

5

32

B

Lição B: panorama até gramática.

Discussão sobre diferentes costumes no país de cada aluno.

B1

O aluno aprenderá a falar sobre costumes.

5

33

B

Lição B: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário

Discussão sobre costumes e o uso de diferentes expressões.

B1

O aluno aprenderá a falar sobre costumes, usando expressões idiomáticas do dia a dia.

5

34

C

Lição C: panorama até gramática

Aprofundamento sobre o que fazer na cidade em comparação com a lição 1

B1

O aluno será capaz de falar sobre o que fazer na sua cidade e sobre o que mais gosta de fazer lá.

5

35

Lição C: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário: exercício B.

Praticar a diferença entre falar e dizer e ampliar a descrição do que fazer em certos lugares

B1

O aluno será capaz de usar o verbo dizer para mencionar a opinião das pessoas sobre algo e de descrever diversas atividades para fazer em determinados lugares.

5

36

A, B e C

Lições A, B e C até consolidação lexical.

Discussão sobre como os costumes são diferentes em cada país.

B1

O aluno consolidará o vocabulário aprendido e será capaz de falar sobre diferentes costumes e atividades.

4 e 5

37

Pronúncia do português

Unidades 4 e 5

Fazer os exercícios propostos oralmente em sala.

B1

O aluno terá a oportunidade de rever pontos de pronúncia mais desafiadores.

4 e 5

38

Revisão das unidades 4 e 5

Unidades 4 e 5

Fazer os exercícios propostos em grupo ou individualmente para relembrar o que foi aprendido.

B1

O aluno terá a oportunidade de rever aspectos gramaticais e lexicais aprendidos nas duas unidades vistas.

6

39

A

Lição A: panorama até construção do conteúdo A.

Discussão sobre planos pessoais e profissionais.

B2

O aluno aprenderá a falar sobre seus planos.

6

40

A

Lição A: construção do conteúdo B até ampliação do vocabulário, exercício C.

Revisar tópicos propostos na gramática oralmente, além do vocabulário apresentado até o momento.

B2

O aluno aprenderá a falar sobre seus planos e a descrever como o fazem.

6

41

B

Lição B: panorama até gramática.

Discussão sobre transportes e comunicação no passado, no presente e como serão no futuro.

B2

O aluno aprenderá a falar sobre tipos de transportes e de comunicação.

6

42

B

Lição B: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário

Discussão sobre meios de transporte, comunicação e objetos do passado e do presente.

B2

O aluno aprenderá a falar sobre o tem feito e sobre objetos do passado em comparação com os atuais.

6

43

C

Lição C: panorama até gramática

Aprofundamento da diferença entre valores dos tempos passado e dos tempos atuais.

B2

O aluno aprenderá a falar sobre as cobranças do dia a dia e qual sua impressão sobre como elas eram no passado.

6

44

Lição C: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário: exercício B.

Discussão sobre o sistema educacional em cada país (o país de origem dos alunos).

B2

O aluno será capaz de falar sobre o sistema educacional em seu país em comparação com o do Brasil.

6

45

A, B e C

Lições A, B e C até consolidação lexical.

Discussão sobre cinema.

B2

O aluno consolidará o vocabulário aprendido e será capaz de falar sobre algumas mudanças na sociedade.

7

46

A

Lição A: panorama até construção do conteúdo A.

Discussão sobre as formas de comunicação hoje em dia.

B2

O aluno aprenderá a falar sobre comunicação.

7

47

A

Lição A: construção do conteúdo B até ampliação do vocabulário, exercício D.

Revisar tópicos propostos na gramática oralmente, além do vocabulário apresentado até o momento.

B2

O aluno aprenderá formas de se comunicar ao telefone/ celular ao ligar para uma residência e deixar recado.

7

48

B

Lição B: panorama até gramática.

Discussão sobre diferentes tipos de telefonemas comerciais.

B2

O aluno aprenderá formas de se comunicar ao telefone/celular ao ligar para empresas.

7

49

B

Lição B: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário

Discussão sobre as diferentes frases usadas na comunicação via telefone/celular.

B2

O aluno aprenderá expressões úteis quando estiver ao telefone.

7

50

C

Lição C: panorama até gramática

Mais discussões sobre as diferentes frases usadas na comunicação via telefone/celular.

B2

O aluno aprenderá mais expressões úteis quando estiver ao telefone.

7

51

Lição C: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário: exercício B.

Mais discussões sobre as diferentes frases usadas na comunicação via telefone/celular.

B2

O aluno aprenderá mais expressões úteis quando estiver ao telefone.

7

52

A, B e C

Lições A, B e C até consolidação lexical.

Discussão sobre o uso do WhatsApp no Brasil.

B2

O aluno consolidará o vocabulário aprendido e será capaz de saber se comunicação via telefone e de deixar recado, tanto em conversa informal quanto em conversa formal.

6 e 7

53

Pronúncia do português

Unidades 6 e 7

Fazer os exercícios propostos oralmente em sala

B2

O aluno terá a oportunidade de rever pontos de pronúncia mais desafiadores.

6 a 7

54

Pronúncia do português

Unidades 6 e 7

Fazer os exercícios propostos em grupo ou individualmente para relembrar o que foi aprendido.

B2

O aluno terá a oportunidade de rever aspectos gramaticais e lexicais aprendidos nas duas unidades vistas.

Metodologia de aula e avaliação:

As aulas são de caráter predominantemente prático. No âmbito dessa abordagem, são desenvolvidas aulas expositivas, trabalhos em grupos, seminários, pesquisas temáticas e debates, além do emprego ocasional de recursos extras, como flashcards, a internet e discussões em grupo. Faz-se também, individualmente ou em grupo, a leitura dos textos sugeridos no término de cada unidade, assim como o exercício intitulado redação, visando ao desenvolvimento das habilidades específicas da disciplina. 

Bibliografia básica
BAGNO, Marcos. Gramática Pedagógica do Português Brasileiro. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2020.
CUNHA, Celso. e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon, 2014


Bibliografia complementar
BENEDETTI, Ivone Castilho. A arte de conjugar os verbos em português. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2004.
RYAN, Maria Aparecida. Conjugação dos Verbos em Português. São Paulo: Ática, 1995.

Número total de aulas: 54 (plano desenvolvido para duração de 1h30 de aula. Número aproximado de horas para alunos com língua de interface: línguas latinas, como espanhol, italiano, francês).