GRAMÁTICA: tempos verbais: futuro do pretérito, imperfeito do indicativo, pretérito perfeito do indicativo, mais-que-perfeito composto, pretérito perfeito composto, contraste entre pretérito perfeito e imperfeito; modo: imperativo; regência verbal; verbo andar (como auxiliar), verbo ficar (localização), verbo ser (+ sujeito + complemento), verbo fazer (tempo); particípio passado de alguns verbos na função de adjetivo; grau do adjetivo (comparativo e superlativo); graus do substantivo (diminutivo e aumentativo) pronomes indefinidos e pessoais do caso reto e oblíquo; advérbio de frequência e intensidade; conjunção coordenada e conclusiva; derivação (prefixo e sufixos); preposições e locuções prepositivas.
VOCABULÁRIO: tipo de imóveis, mobila, partes da casa; descrição física, descrição de personalidade, descrição de condição física e emocional, estado emocional e sentimentos; o corpo humano; tipos de tratamento médico, alguns sintomas; cores, vestuário; comidas típicas, tipos de comida, tipos de restaurante; costumes brasileiros; convites; objetos do passado e atuais.
ORALIDADE: comentários sobre experiências e relatos, com enfoque nos tópicos tratados, como: escolha de imóvel para comprar; descrição do bairro e o que fazer lá; descrição da casa e dos objetos na casa; sintomas e como se sente emocionalmente, como as pessoas são ou estão; festas típicas e história e lendas; tipos de comida, de restaurante e costumes; planos de viagem; comunicação ao telefone (recados pessoais e comerciais).
COMPREENSÃO ORAL: exercícios com áudio para identificação de tópicos principais, de detalhes e de informações específicas.
LEITURA: compreensão de textos adaptados e autênticos sobre os tópicos desenvolvidos em cada unidade, por exemplo: classificados; cores; plantas que curam (fitoterapia); festas juninas; costumes brasileiros; filmes; WhatsApp paixão nacional;
ESCRITA: produção de linguagem escrita com enfoque em revisão textual, abordando os tópicos estudados.
Cronograma (em aulas de 1h30) :
Unidade | Número da aula | Lição | Conteúdo | Sugestão de atividade extra | Categoria (CEFR) e competências |
1 | 1 | A | Lição A: panorama até construção do conteúdo A. | Uso da internet para mostrar tipos de plantas de casas em diferentes países. Os próprios alunos podem procurar as plantas e mostrar como são os tipos de casa em seus países. | A2 O aluno aprenderá a falar sobre diferentes tipos de imóveis, onde mora, como é sua casa de forma simples. |
1 | 2 | A | Lição A: construção do conteúdo B e C. | Revisão do presente do indicativo e o contraste com o futuro do pretérito. | A2 O aluno aprenderá a usar o verbo ficar para localizar lugares, a expressar desejos com tom polido e a usar o imperativo para expressar convite. |
1 | 3 | A | Lição A: ampliação do vocabulário até exercício B. | Revisar tópicos propostos na gramática oralmente, além do vocabulário visto até o momento. | A2 O aluno aprenderá a perguntar sobre localização e dar a localização de certos lugares. |
1 | 4 | B | Lição B: panorama até gramática. | Uso de internet para identificar o que fazer em várias cidades. | A2 O aluno aprenderá a fazer sobre o que fazer no seu bairro/ na sua cidade. |
1 | 5 | B | Lição B: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário | Uso de flashcards/ internet para praticar tipos de imóveis. | A2 O aluno aprenderá a descrever tipos de imóveis e a sua casa. |
1 | 6 | C | Lição C: panorama até gramática | Uso de flashcards/ internet para praticar tipo de mobília. | A2 O aluno aprenderá a descrever o que tem em sua casa e a fazer comparações. |
1 | 6 | Lição C: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário: exercício B. | Uso de flashcards/ internet para praticar o vocabulário aprendido na unidade 1. | A2 O aluno será capaz de falar sobre imóveis, de descrever a própria casa e o bairro, de fazer comparações, de expressar desejos em tom polido e de perguntar sobre localizações e de dar informações sobre localizações. | |
1 | 7 | A, B e C | Lições A, B e C até consolidação lexical. | Reservar alguns minutos da aula para a revisão do vocabulário a fim de preparar o aluno para a redação. | A2 O aluno consolidará o vocabulário aprendido e será capaz de fazer descrições de lugares. |
2 | 8 | A | Lição A: panorama até construção do conteúdo A. | Uso de flashcards/internet com pessoas famosas para descrição física. | A2 O aluno aprenderá a fazer descrição física de pessoas no presente (como a pessoa é) e no imperfeito (como a pessoa era). |
2 | 9 | A | Lição A: construção do conteúdo B até ampliação do vocabulário, exercício C. | Revisar tópicos propostos na gramática oralmente, além do vocabulário visto até o momento. | A2 O aluno aprenderá a descrever pessoas e a falar como elas são e eram. |
2 | 10 | B | Lição B: panorama até gramática. | Uso de internet para falar sobre pessoas no presente e no imperfeito. | A2 O aluno aprenderá a falar sobre lembranças de pessoas. |
2 | 11 | B | Lição B: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário | Uso de flashcards/ internet para praticar tipos de vestimenta. | A2 O aluno aprenderá a descrever tipos de vestimenta. |
2 | 12 | C | Lição C: panorama até gramática | Uso de fotos dos próprios alunos para falar de pessoas no passado. | A2 O aluno aprenderá a descrever personalidade. |
2 | 13 | Lição C: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário: exercício C. | Uso de fotos/internet para praticar o vocabulário aprendido na unidade 2. | A2 O aluno será capaz de descrever pessoas fisicamente de falar sobre suas personalidades tanto como as pessoas são hoje e como eram no passado, além de falar sobre vestimentas. | |
2 | 14 | A, B e C | Lições A, B e C até consolidação lexical. | Escolher fotos de pessoas famosas para serem descritas (aparência física, personalidade e vestimentas). | A2 O aluno consolidará o vocabulário aprendido e será capaz de fazer descrições de pessoas. |
3 | 15 | A | Lição A: panorama até construção do conteúdo A. | Uso de internet para mostrar o sistema de saúde em cada país (país de origem dos alunos). | B1 O aluno aprenderá a falar sobre saúde e remédios. |
13 | 16 | A | Lição A: construção do conteúdo B até ampliação do vocabulário, exercício B. | Revisar tópicos propostos na gramática oralmente, além do vocabulário apresentado até o momento. | B1 O aluno aprenderá a descrever o que está sentindo fisicamente e a citar alguns tipos de doenças. |
3 | 17 | B | Lição B: panorama até gramática. | Discussão sobre diferentes tipos de tratamento médico no país de cada aluno. | B1 O aluno aprenderá a falar sobre tipos de tratamento médico. |
3 | 18 | B | Lição B: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário | Discussão sobre os principais sintomas que os alunos têm quando estão doentes. | B1 O aluno aprenderá a descrever sintomas físicos. |
3 | 19 | C | Lição C: panorama até gramática | Aprofundamento da diferença entre ficar, estar e ter algum sintoma (como apresentado na gramática). | B1 O aluno aprenderá a descrever sintomas físicos, fazendo uma distinção entre o que eles costumam ter, como estão e como ficam. |
3 | 20 | Lição C: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário: exercício B. | Imagens para praticar estados emocionais e sentimentos. | B1 O aluno será capaz de descrever seu estado físico, emocional e falar sobre seus sentimentos, | |
3 | 21 | A, B e C | Lições A, B e C até consolidação lexical. | Discussão sobre plantas medicinais. | B1 O aluno consolidará o vocabulário aprendido e será capaz de fazer descrições de sintomas, emoções e sentimentos. |
1 a 3 | 22 | Pronúncia do português | Unidades 1 a 3 | Fazer os exercícios propostos oralmente em sala. | B1 O aluno terá a oportunidade de rever pontos de pronúncia mais desafiadores. |
1 a 3 | 23 | Revisão das unidades 1 a 3 | Unidades 1 a 3 | Fazer os exercícios propostos em grupo ou individualmente para relembrar o que foi aprendido. | B1 O aluno terá a oportunidade de rever aspectos gramaticais e lexicais aprendidos nas três unidades vistas. |
4 | 24 | A | Lição A: panorama até construção do conteúdo A. | Discutir algum fato história do país de cada aluno. | B1 O aluno aprenderá a falar sobre alguns fatos históricos ocorridos em seu país. |
4 | 25 | A | Lição A: construção do conteúdo B até ampliação do vocabulário, exercício B. | Revisar tópicos propostos na gramática oralmente, além do vocabulário apresentado até o momento. | B1 O aluno aprenderá a falar sobre fatos históricos e a narrar alguns eventos no pretérito perfeito. |
4 | 26 | B | Lição B: panorama até gramática. | Discussão sobre diferentes tipos de festas comemoradas no país de cada aluno. | B1 O aluno aprenderá a falar sobre festas típicas. |
4 | 27 | B | Lição B: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário | Discussão sobre o que os alunos faziam antigamente. | B1 O aluno aprenderá a falar sobre a infância. |
4 | 28 | C | Lição C: panorama até gramática | Aprofundamento da diferença entre o pretérito perfeito e o imperfeito. | B1 O aluno aprenderá a falar sobre o que fez o passado e a descrever ações pontuais no passado. |
4 | 29 | Lição C: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário: exercício B. | Descobrir mais a respeito dos livros sugeridos na leitura. | B1 O aluno será capaz de dar opinião sobre suas leituras. | |
a | 30 | A, B e C | Lições A, B e C até consolidação lexical. | Discussão sobre festas típicas. | B1 O aluno consolidará o vocabulário aprendido e será capaz de o passado, usando tanto o imperfeito quanto o perfeito. |
5 | 31 | A | Lição A: panorama até construção do conteúdo A. | Uso de internet para mostrar tipos de comida de cada país (país de origem dos alunos). | B1 O aluno aprenderá a falar sobre tipos de comida. |
5 | 30 | A | Lição A: construção do conteúdo B até ampliação do vocabulário, exercício C. | Revisar tópicos propostos na gramática oralmente, além do vocabulário apresentado até o momento. | B1 O aluno aprenderá a falar sobre tipos de comida, de bebidas e de restaurantes. |
5 | 32 | B | Lição B: panorama até gramática. | Discussão sobre diferentes costumes no país de cada aluno. | B1 O aluno aprenderá a falar sobre costumes. |
5 | 33 | B | Lição B: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário | Discussão sobre costumes e o uso de diferentes expressões. | B1 O aluno aprenderá a falar sobre costumes, usando expressões idiomáticas do dia a dia. |
5 | 34 | C | Lição C: panorama até gramática | Aprofundamento sobre o que fazer na cidade em comparação com a lição 1 | B1 O aluno será capaz de falar sobre o que fazer na sua cidade e sobre o que mais gosta de fazer lá. |
5 | 35 | Lição C: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário: exercício B. | Praticar a diferença entre falar e dizer e ampliar a descrição do que fazer em certos lugares | B1 O aluno será capaz de usar o verbo dizer para mencionar a opinião das pessoas sobre algo e de descrever diversas atividades para fazer em determinados lugares. | |
5 | 36 | A, B e C | Lições A, B e C até consolidação lexical. | Discussão sobre como os costumes são diferentes em cada país. | B1 O aluno consolidará o vocabulário aprendido e será capaz de falar sobre diferentes costumes e atividades. |
4 e 5 | 37 | Pronúncia do português | Unidades 4 e 5 | Fazer os exercícios propostos oralmente em sala. | B1 O aluno terá a oportunidade de rever pontos de pronúncia mais desafiadores. |
4 e 5 | 38 | Revisão das unidades 4 e 5 | Unidades 4 e 5 | Fazer os exercícios propostos em grupo ou individualmente para relembrar o que foi aprendido. | B1 O aluno terá a oportunidade de rever aspectos gramaticais e lexicais aprendidos nas duas unidades vistas. |
6 | 39 | A | Lição A: panorama até construção do conteúdo A. | Discussão sobre planos pessoais e profissionais. | B2 O aluno aprenderá a falar sobre seus planos. |
6 | 40 | A | Lição A: construção do conteúdo B até ampliação do vocabulário, exercício C. | Revisar tópicos propostos na gramática oralmente, além do vocabulário apresentado até o momento. | B2 O aluno aprenderá a falar sobre seus planos e a descrever como o fazem. |
6 | 41 | B | Lição B: panorama até gramática. | Discussão sobre transportes e comunicação no passado, no presente e como serão no futuro. | B2 O aluno aprenderá a falar sobre tipos de transportes e de comunicação. |
6 | 42 | B | Lição B: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário | Discussão sobre meios de transporte, comunicação e objetos do passado e do presente. | B2 O aluno aprenderá a falar sobre o tem feito e sobre objetos do passado em comparação com os atuais. |
6 | 43 | C | Lição C: panorama até gramática | Aprofundamento da diferença entre valores dos tempos passado e dos tempos atuais. | B2 O aluno aprenderá a falar sobre as cobranças do dia a dia e qual sua impressão sobre como elas eram no passado. |
6 | 44 | Lição C: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário: exercício B. | Discussão sobre o sistema educacional em cada país (o país de origem dos alunos). | B2 O aluno será capaz de falar sobre o sistema educacional em seu país em comparação com o do Brasil. | |
6 | 45 | A, B e C | Lições A, B e C até consolidação lexical. | Discussão sobre cinema. | B2 O aluno consolidará o vocabulário aprendido e será capaz de falar sobre algumas mudanças na sociedade. |
7 | 46 | A | Lição A: panorama até construção do conteúdo A. | Discussão sobre as formas de comunicação hoje em dia. | B2 O aluno aprenderá a falar sobre comunicação. |
7 | 47 | A | Lição A: construção do conteúdo B até ampliação do vocabulário, exercício D. | Revisar tópicos propostos na gramática oralmente, além do vocabulário apresentado até o momento. | B2 O aluno aprenderá formas de se comunicar ao telefone/ celular ao ligar para uma residência e deixar recado. |
7 | 48 | B | Lição B: panorama até gramática. | Discussão sobre diferentes tipos de telefonemas comerciais. | B2 O aluno aprenderá formas de se comunicar ao telefone/celular ao ligar para empresas. |
7 | 49 | B | Lição B: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário | Discussão sobre as diferentes frases usadas na comunicação via telefone/celular. | B2 O aluno aprenderá expressões úteis quando estiver ao telefone. |
7 | 50 | C | Lição C: panorama até gramática | Mais discussões sobre as diferentes frases usadas na comunicação via telefone/celular. | B2 O aluno aprenderá mais expressões úteis quando estiver ao telefone. |
7 | 51 | Lição C: construção do conteúdo até ampliação do vocabulário: exercício B. | Mais discussões sobre as diferentes frases usadas na comunicação via telefone/celular. | B2 O aluno aprenderá mais expressões úteis quando estiver ao telefone. | |
7 | 52 | A, B e C | Lições A, B e C até consolidação lexical. | Discussão sobre o uso do WhatsApp no Brasil. | B2 O aluno consolidará o vocabulário aprendido e será capaz de saber se comunicação via telefone e de deixar recado, tanto em conversa informal quanto em conversa formal. |
6 e 7 | 53 | Pronúncia do português | Unidades 6 e 7 | Fazer os exercícios propostos oralmente em sala | B2 O aluno terá a oportunidade de rever pontos de pronúncia mais desafiadores. |
6 a 7 | 54 | Pronúncia do português | Unidades 6 e 7 | Fazer os exercícios propostos em grupo ou individualmente para relembrar o que foi aprendido. | B2 O aluno terá a oportunidade de rever aspectos gramaticais e lexicais aprendidos nas duas unidades vistas. |
Metodologia de aula e avaliação:
As aulas são de caráter predominantemente prático. No âmbito dessa abordagem, são desenvolvidas aulas expositivas, trabalhos em grupos, seminários, pesquisas temáticas e debates, além do emprego ocasional de recursos extras, como flashcards, a internet e discussões em grupo. Faz-se também, individualmente ou em grupo, a leitura dos textos sugeridos no término de cada unidade, assim como o exercício intitulado redação, visando ao desenvolvimento das habilidades específicas da disciplina.